SPDA – Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas

SPDA Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas é uma exigência do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT segundo a Norma NBR 5419/2015, e tem como objetivo evitar e/ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e, até mesmo, risco à vida de pessoas e animais.


As exigências do uso do SPDA pelo Corpo de Bombeiros são em edificação, estabelecimentos industriais ou comerciais, em áreas destinadas a depósitos de explosivos e inflamáveis, e em outras edificações a critério do Corpo de Bombeiros, quando a periculosidade se justificar; e devem obedecer a critérios de confiabilidade e de segurança.


Os SPDAs devem passar por inspeções visuais anualmente e inspeções completas (de acordo com o nível de proteção requerido), e nessas inspeções deverão ser identificadas eventuais irregularidades e, no caso, corrigidas imediatamente para garantir e eficiência do sistema.


Não há uma proteção 100% segura, mas sim a utilização de dispositivos de proteção que diminuam os riscos e a probabilidade de danos aos equipamentos e instalações e/ou estruturas físicas ao serem atingidas. É imprescindível a divulgação e difusão dos conhecimentos capazes de subsidiar a definição e a adoção de práticas eficientes para minimizar os efeitos destrutivos das descargas.

SPDA

O laudo do SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas) garante a segurança e bem-estar, bem como a de seus colaboradores, através de análises detalhadas e completas em instalações, as protegendo de possíveis descargas elétricas atmosféricas, popularmente conhecidas como “raios” e seus efeitos.


Para controle de riscos, condomínios e empresas deve – se manter o laudo do SPDA sempre atualizado conforme a ABNT NBR 5419/2015, sendo documento obrigatório exigido pela NR10, para atendimento às legislações e fiscalizações.


No laudo do SPDA devem constar informações relevantes sobre as atuais condições de toda a instalação do Sistema de Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) da localidade, contemplando uma análise do sistema instalado, sua eficiência, seu estado de conservação, realizando medições no sistema de aterramento, e por fim um relato fotográfico sobre a inspeção e medições realizadas com notas de orientação e recomendações, se for o caso, sendo emitido um atestado de CONFORMIDADE ou NÃO CONFORMIDADE do sistema de SPDA inspecionado.

SPDA

A Potencial Serviços Técnicos é referência na elaboração do laudo do SPDA, realizando o mesmo com equipamentos de primeira linha, testados, certificados e calibrados anualmente com rastreabilidade pelo INMETRO. Nosso corpo técnico segue todas as normas exigidas pelas NR’s, NBR’s e órgãos internacionais vigentes de padronização e segurança.


Somos especializados em instalações elétricas comerciais, residenciais e industriais e inspecionamos todos os subsistemas do SPDA, verificando suas conexões, integridade física dos componentes, conformidade com o projeto e com a norma, estado das malhas, captores, descidas etc.


Se você precisa de um laudo SPDA minuciosamente elaborado, entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Agendaremos uma visita para análise e desenvolvimento de um possível projeto.

Contato

Tire suas dúvidas e peça seu orçamento

Entre em contato

Responderemos o mais rápido possível


Telefone:

(11) 4341-6441

faleconosco@servicospotencial.com.br


Horário de atendimento

Atendimento 24 Horas
(11) 96120 – 3305
(11) 99782 – 1071