Análise Termográfica

A Análise Termográfica é uma técnica de diagnóstico baseado em um ensaio não destrutivo (END), que utiliza câmeras e sensores infravermelhos para medição de temperatura e distribuição de calor, com o objetivo de detectar problemas em sua fase inicial e precisamente no local afetado.


Com essa técnica, caso haja desconfiança de alguma situação, não é necessário interromper processos, desmontar equipamentos ou quebrar paredes para inspeção.

Análise Termográfica

Indústrias

As indústrias, devido ao seu tamanho físico e a seus equipamentos mecânicos, são excelentes locais para se aplicar a análise termográfica. Por não precisar de contato físico, a inspeção é feita com o maquinário em pleno funcionamento, não sendo necessário interromper a produção.


Em equipamentos mecânicos, a termografia permite detectar problemas devido ao atrito entre as peças, causado pela má lubrificação ou desalinhamento das peças.


Na indústria alimentícia, é possível detectar falhas no isolamento térmico, o que pode deteriorar os alimentos. Na indústria eletrônica, a temperatura dos equipamentos também é vital para seu perfeito funcionamento. A análise termográfica permite ver se algum equipamento eletrônico, dentre todos ao redor, está superaquecido e com risco de queimar.


Para processos críticos, câmeras térmicas podem ser usadas para inspeções automáticas, capturando imagens em tempo real. É possível estabelecer os limites de temperatura — e, caso o equipamento atinja uma dessas temperaturas, um alerta pode ser disparado ou alguma ação automática pode ser tomada.

Instalações elétricas

A análise termográfica de instalações elétricas visa encontrar pontos com temperaturas diferentes das condições de operação normais. Essas anomalias de temperatura podem ser causadas por conexões mal fixadas, curto-circuitos e sobrecargas.


Ao analisar uma instalação elétrica, deve-se ter conhecimento da temperatura máxima sob a qual cada elemento analisado pode funcionar sem riscos de dano.


As instalações elétricas costumam ficar embutidas na parede dos edifícios e casas. Havendo uma suspeita de algum fio danificado, seria necessário quebrar a parede no ponto suspeito e talvez em toda a extensão dos conduítes. Isso traz um custo extra desnecessário à manutenção.

Há casos, por exemplo, em que o problema não está no componente, e sim na maneira como está sendo usado. Pode ser apenas um mau contato ou um parafuso mal apertado.

Análise Termográfica

Para melhores resultados da análise termográfica em instalações elétricas, utilizamos também um alicate amperímetro.

Edifícios e casas

Análise Termográfica

A termografia é uma maneira rápida, econômica e eficiente de detectar danos nas construções. Fissuras, deformidades e infiltrações são facilmente detectáveis por meio de uma análise qualitativa de uma imagem infravermelha que apresenta diferentes tons de cores.


É possível também enxergar tubulações de água e esgoto e drenos de ar-condicionado, verificando se há ocorrência de vazamentos. Também é possível localizar elementos estruturais, informação extremamente útil, principalmente em edifícios antigos que não possuam o projeto de estrutura.


Todos os usos da termografia em instalações elétricas também são aplicáveis a edifícios e casas, já que estes possuem instalações elétricas.

Quem pode fazer a análise termográfica?

Apesar da possibilidade do uso de seu Smartphone para uma primeira análise, profissionais qualificados devem ser chamados para confirmação do diagnóstico. Elementos como calibração, ajuste de parâmetros e angulação da câmera podem alterar drasticamente os resultados. Um problema urgente pode se passar como trivial e vice-versa, causando transtornos e prejuízos.

Contato

Tire suas dúvidas e peça seu orçamento

Entre em contato

Responderemos o mais rápido possível


Telefone:

(11) 4341-6441

faleconosco@servicospotencial.com.br


Horário de atendimento

Atendimento 24 Horas
(11) 96120 – 3305
(11) 99782 – 1071